Materiais Utilizados na Construção do Projeto

Vários materiais foram utilizados para efetuarmos a construção do Tubo de Kundt. Por ser um projeto relativamente grande, vários materiais são grandes também, um bom exemplo disso sendo o tubo de acrílico de 60 mm de diâmetro, que é o corpo principal do Tubo de Kundt.

Quanto aos materiais utilizados, abaixo está uma lista (com detalhes quanto a função de cada um deles). A lista também inclui os preços dos materiais que foram comprados.

Lista de Materiais para o Tubo de Kundt:

I - Tubo de Acrílico de 1 m de comprimento, 60 mm de diâmetro e 2 mm de espessura de paredes. Esse material é o corpo principal do Tubo de Kundt, pois é nele que as oscilações sonoras se manifestarão. Preço do Material: 

Imagem 01: Tubo de Acrílico

Fonte: Própria

II - Tarugo de aproximadamente 56 mm de diâmetro. É um material importantíssimo para o projeto, pois este será parte da composição de uma peça vital: o Embolo. O Embolo é responsável pelo ajuste das ondas sonoras, permitindo uma melhor leitura do comprimento de onda apresentado para tal frequência sonora.

III - Haste cilíndrica de metal de 50 mm de comprimento. Esse material forma o embolo junto ao Tarugo. Juntando os dois materiais, tem-se a peça abaixo, que é o Embolo.

Imagem 02: Embolo

Fonte: Própria

IV - Suporte para o Tubo de Kundt. Material fornecido pelo Professor Orientador Targino Amorim.

Imagem 03: Suporte (em cima da mesa)

Fonte: Própria.

V - Lixas de Nº 100 e Nº 120. Utilizadas para detalhamento do Tarugo para que possa passar pelo tubo de acrílico.

Imagem 04: Lixa Nº 100

Fonte: Própria

VI - Lima. Ferramenta fornecida pelo Senai Cimatec. Foi utilizada para lixar uma das pontas da haste de metal para que pudesse ser colocada no furo que foi feito no tarugo.

Imagem 05: Lima

Fonte: Própria

Lembrando que esta lista é parcial, pois os materiais como as caixas de som e as bases para serem presas ao suporte no intuito de segurar o tubo ainda não foram adquiridos. Contudo, essa lista já cobre grande parte dos materiais utilizados.

Autor da Postagem: Bernardo Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário