Montagem e Teste do Tubo de Kundt

A montagem do tubo de kundt foi efetuada da seguinte forma: foi acoplado na parte superior exterior do tubo um pedaço de 1 metro de uma trena, utilizando algumas abraçadeiras para fixação da mesma. Após essa etapa, o embolo foi inserido no tubo por umas das laterais, para que fosse possível colocar as pérolas de isopor pela outra extremidade, sem que essas caíssem fora do tubo. Posteriormente, pela extremidade oposta a do embolo, foi acoplada a caixa de som, para emissão das ondas dentro do tubo.

Para a realização do teste, não foi preciso do pedaço da trena acoplada ao tubo. Após toda a armação, o professor Targino Amorim operou a emissão das ondas sonoras, e foi possível visualizar as pérolas se movimentando de acordo com a frequência de onda presente no tubo. Pelo fato das pérolas ainda estarem com um tamanho relativamente grande, não foi possível uma visualização realmente nítida, porém para a apresentação final, o grupo realizou uma nova catação das pérolas, obtendo assim um tamanho menor para melhor visualização.

Publicado por Alisson Gabriel Bastos

Custo do Projeto

Tabela 1: Preços 

Fonte: Própria

A haste cilíndrica de metal e a caixa de som foi cedida pelo nosso professor Targino Amorim para o projeto. A ideia do suporte foi elaborado por todas as equipes usando o solid como meio de pré-visualizar o suporte ao tubo e este também foi feito sem custo as equipes com ajuda do nosso professor Targino Amorim.

Publicado por Luma Pinheiro

Materiais Utilizados na Construção do Projeto

Vários materiais foram utilizados para efetuarmos a construção do Tubo de Kundt. Por ser um projeto relativamente grande, vários materiais são grandes também, um bom exemplo disso sendo o tubo de acrílico de 60 mm de diâmetro, que é o corpo principal do Tubo de Kundt.

Quanto aos materiais utilizados, abaixo está uma lista (com detalhes quanto a função de cada um deles). A lista também inclui os preços dos materiais que foram comprados.

Lista de Materiais para o Tubo de Kundt:

I - Tubo de Acrílico de 1 m de comprimento, 60 mm de diâmetro e 2 mm de espessura de paredes. Esse material é o corpo principal do Tubo de Kundt, pois é nele que as oscilações sonoras se manifestarão. Preço do Material: 

Imagem 01: Tubo de Acrílico

Fonte: Própria

II - Tarugo de aproximadamente 56 mm de diâmetro. É um material importantíssimo para o projeto, pois este será parte da composição de uma peça vital: o Embolo. O Embolo é responsável pelo ajuste das ondas sonoras, permitindo uma melhor leitura do comprimento de onda apresentado para tal frequência sonora.

III - Haste cilíndrica de metal de 50 mm de comprimento. Esse material forma o embolo junto ao Tarugo. Juntando os dois materiais, tem-se a peça abaixo, que é o Embolo.

Imagem 02: Embolo

Fonte: Própria

IV - Suporte para o Tubo de Kundt. Material fornecido pelo Professor Orientador Targino Amorim.

Imagem 03: Suporte (em cima da mesa)

Fonte: Própria.

V - Lixas de Nº 100 e Nº 120. Utilizadas para detalhamento do Tarugo para que possa passar pelo tubo de acrílico.

Imagem 04: Lixa Nº 100

Fonte: Própria

VI - Lima. Ferramenta fornecida pelo Senai Cimatec. Foi utilizada para lixar uma das pontas da haste de metal para que pudesse ser colocada no furo que foi feito no tarugo.

Imagem 05: Lima

Fonte: Própria

Lembrando que esta lista é parcial, pois os materiais como as caixas de som e as bases para serem presas ao suporte no intuito de segurar o tubo ainda não foram adquiridos. Contudo, essa lista já cobre grande parte dos materiais utilizados.

Autor da Postagem: Bernardo Fontes.