Caro leitor,
Este blog dedica-se ao acompanhamento do projeto Tubo de Kundt da disciplina Física B Prática do primeiro trimestre de 2017 do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC.
Os objetivos desse projeto são o de projetar e construir um Tubo de Kundt, equipamento que permite o estudo de ondas sonoras. As orientações acerca do projeto foram fornecidas pelo professor Targino Amorim Neto.
O Tubo de Kundt consiste de um tubo que contém ar e bolinhas de isopor em seu interior. Em uma de suas extremidades é acoplado um auto falante enquanto a outra é fechada. Ao produzir uma onda sonora por meio do auto falante, as vibrações são transmitidas para as bolinhas de isopor, permitindo o estudo dessas ondas.
Para o projeto serão necessários um tubo de acrílico, com 60 a 150 mm de diâmetro, 1 metro de comprimento e espessura de 2 a 3 mm, uma fita métrica, bolinhas de isopor, um auto falante com diâmetro compatível com o tubo, um gerador de ondas, cabos de conexão e um suporte para fixação.
Para a realização desse projeto, foi formada um grupo de 5 alunos (figura 1), sendo eles: Adrian Bove Nascimento, Alisson Gabriel Bastos, Bernardo Fontes Dias dos Santos, João Victor Sledz de Bulhões, Luma Pinheiro Carneiro e Vinícius Carneiro Rios Machado.
Figura 1: Integrantes da equipe.
Fonte: Própria
Presentes na figura 1, da esquerda para a direita: Alisson Gabriel Bastos, Bernardo Fontes Dias dos Santos, Luma Pinheiro Carneiro, Adrian Bove Nascimento, João Victor Sledz de Bulhões e Vinícius Carneiro Rios Machado.
Figura 2: Exemplo de um experimento de tubo de Kundt
Fonte: http://www.fis.unb.br/gefis/index.php?option=com_content&view=article&id=237&Itemid=365.
Acessado em 02 abr. 2017
Postado por Adrian Bove Nascimento.
Vinishow seduzindo sempre!!!! Parabéns grupo, só menino bom e bonito
ResponderExcluir